quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Leitura como aliada no controle da ansiedade


 

A leitura no combate da ansiedade 📚



Recomendada por psicólogos, a leitura é uma alternativa saudável, relaxante e capaz de reduzir os sintomas da doença. Confira!

Além de trabalhar a imaginação e a criatividade, a leitura cumpre uma importante função terapêutica e pode ajudar no combate a doenças vinculadas à saúde mental, como a ansiedade. Isso porque, de acordo com um estudo realizado pelo periódico Trends in Cognitive Sciences ao ler um livro, as pessoas aprendem a compreender melhor o sentimento dos outros e desenvolvem a capacidade de mudar também a si mesmos.

A inclusão da prática da leitura na rotina no tratamento da ansiedade é recomendada por psicólogos como uma alternativa saudável e relaxante, capaz de diminuir os níveis do hormônio do estresse, desacelerando os pensamentos e o ritmo da respiração.

Aplicada em hospitais, asilos, penitenciárias e frequentemente indicada a pacientes com doenças psiquiátricas, a biblioterapia é um tratamento terapêutico que envolve o uso de leituras terapêuticas na redução do estresse e nos sintomas de distúrbios emocionais como a depressão.

No Reino Unido, o método tornou-se uma política de saúde pública em 2013 e, desde então, pacientes psiquiátricos recebem recomendações de seus especialistas a respeito do que devem ler em seus tratamentos. Em seu uso clínico, a biblioterapia pode considerar a leitura de obras literárias de ficção ou não-ficção, de acordo com as sugestões do terapeuta e a relação do paciente com o conteúdo de cada um dos livros indicados.

Não é difícil entender o potencial terapêutico que a leitura oferece. Quando abrimos um livro, não importando qual assunto ele trata, acabamos por mergulhar toda a nossa atenção para a história que esta sendo ali contatada, imaginando cenários e personagens, e sentindo emoções diversas desencadeadas pelos enredos.

Pensando dessa forma, a leitura pode ser entendida como uma meditação focada, já que faz com que a nossa mente desligue de todo o contexto externo, relaxando os nossos músculos, acalmando os nossos pensamentos e até a nossa respiração.

Se distribuída ao longo do dia, a leitura se torna uma pausa saudável e prazerosa na rotina, diminuindo os níveis do hormônio do estresse e a ansiedade, e é por isso que é tão recomendada pelos psicólogos.

Fonte:https://blog.estantevirtual.com.br/2021/04/30/como-a-leitura-ajuda-a-combater-a-ansiedade/

https://www.psicologosberrini.com.br/blog/como-leitura-ajuda-no-tratamento-da-ansiedade-e-estresse/

Nenhum comentário:

Postar um comentário