quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Leitura e música: combinam?

 Música durante a leitura atrapalha ou melhora a concentração?



Além de ser uma maneira de aliviar a tensão, escutar música durante o tempo de leitura também ajuda o leitor a melhorar a capacidade de absorção do conteúdo. Porém, para atingir um resultado eficaz no que se pretende é preciso selecionar o seu estilo.

O especialista em técnicas de memorização, Paulo Henrique Lyma, explica que ouvir músicas durante a leitura é relaxante, o que automaticamente melhora o foco. 

“Muitas pesquisas já comprovam que ouvir música ao estudar pode aumentar o estímulo do cérebro e do raciocínio. Mas é preciso ter cuidado na escolha das músicas. As mais agitadas podem provocar excitação e ansiedade, o que é perigoso para o rendimento”, explica Lyma.

Os estudos dizem que músicas que trazem elementos naturais, como cantos de pássaros, sons de florestas ou de chuva, por exemplo, melhoram o foco de estudantes e os deixam menos tensos. Além disso, sons naturais aumentam o funcionamento cognitivo, otimizam a capacidade de concentração e aumentam a satisfação geral.

Já as músicas clássicas ajudam a manter o ritmo de estudos e leitura por mais tempo, a reter e a categorizar melhor as informações. Então, se você estiver ouvindo uma música clássica ao fundo, preferencialmente a barroca, que possui como principais compositores Bach, Handel, Vivaldi, Mozart e Beethoven, suas leituras serão mais produtivos e durarão mais tempo.

Fonte: https://www.lfg.com.br/conteudos/dicas/geral/estudar-ouvindo-musica-traz-mais-concentracao-para-os-estudos

Imagem: https://bvl.org.br/wp-content/uploads/2016/09/music-books_00419609.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário