A proposta surgiu com o Jardim Secreto, livro escrito pela escocesa Johanna Basford. A palavra "antiestresse" inclusa no subtítulo do livro entrega a pretensão da autora. O psicólogo Fernando Figueiredo Romeiro afirma que a pintura realmente tem efeito tranquilizante e organizador. Segundo o profissional, esta é uma das atividades usadas na terapia ocupacional para pacientes com distúrbios mentais como ansiedade e até pacientes com transtornos psicóticos. Ele conta que trabalhou numa clínica em que os pacientes gostavam muito de pintar mandalas. "Acho que esta atividade tem um efeito muito positivo, o único problema é quando isso se torna uma compulsão e a pessoa passa boa parte do dia fazendo só isso", diz o especialista.
Já existe no mercado outros livros com a mesma ideia. A autora de "Jardim Secreto" lançou uma segunda edição chamada "Floresta Encantada". Há também duas edições de um livro somente de mandalas, o "Mandalas Mágicas" e outros títulos como "Floresta Mágica" e "Jardim Encantado". Uma variedade enorme de desenhos para satisfazer todos os gostos. E você,
já pensou em tirar alguns minutinhos para exercer a atividade?
O livro original, lançado no Brasil pela editora Sextante, tem 96 páginas e custa cerca de R$30. Até 15 de abril já tinham sido vendidos cerca de 100 mil cópias no país e mais de 1,5 milhão e meio no mundo todo, segundo dados divulgados pela Folha de S.Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário